Deprecated: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in /home/recantoaco/public_html/wp-content/themes/pathwell/includes/includes.php on line 196
Dieta e Saúde Cardiovascular – Recanto do Aconchego

Dieta e Saúde Cardiovascular

A dieta e estilo de vida saudáveis podem reduzir o risco de ataques cardíacos e acidente vascular encefálico (ex AVC, “derrame”) e obesidade e outros problemas crônicos de saúde, incluindo diabetes tipo 2, osteoporose, doença de Alzheimer e alguns tipos de câncer. A dieta rica em frutas e verduras, grãos integrais, sementes, legumes, peixes e azeite de oliva, assim como evitar alimentos muito ricos em gorduras saturadas, trans e dieta com proporção errônea de ácidos graxos ômega 6 e ômega 3, alimentos ricos em açúcar refinado e sal pode reduzir o risco de doença cardiovascular.

Frutas e hortaliças fazem parte da dieta saudável e são boas fontes de fibras, vitaminas e minerais, além de fitoquímicos. A maior parte delas tem baixo teor de gordura, calorias, de sódio e naturalmente não contém colesterol. Convém ingerir cinco ou mais porções de frutas e hortaliças por dia. A abacate é  rica em óleo e uma fruta extremamente cardioprotetora, assim como castanhas, nozes, avelãs, amêndoas e amendoim.

Grãos integrais fornecem vitaminas, minerais e carboidratos complexos (fibras).

As fibras solúveis, encontradas principalmente em frutas e legumes, reduzem o colesterol ruim (LDL). Este decréscimo é devido ao possível aumento da excreção fecal de colesterol. A adição de fibras à dieta baixa em gordura saturada e colesterol pode reduzir significativamente o risco de desordens cardiovasculares. A aveia é um grão riquíssimo em fibras solúveis.

Comer duas ou mais porções de peixe por semana é viável. Alguns peixes são ricos em ácidos graxos cardioprotetores da série ômega-3. Algas, chia e linhaça também são ricas neste tipo de ácido graxo essencial.

É fundamental manter o peso saudável. Manter o peso corporal adequado e com conteúdo de gordura corporal bem distribuído são fatores de proteção muito importantes. Em pessoas obesas, a perda de peso é muitas vezes acompanhada por diminuição da pressão sanguínea, diminuição da glicose no sangue e melhora o perfil lipídico, isto é, redução de (LDL e triglicerídeos ou triacilgliceróis) e aumento do colesterol bom (HDL).

Limitar a ingestão de alimentos ricos em calorias e pobres em nutrientes como os que contêm muito açúcar ou farinhas refinadas é fundamental, pois as calorias não gastas destes alimentos são convertidas em tecido adiposo.

Exercitar regularmente tende a fortalecer a saúde cardiovascular. Por exemplo, caminhar pelo menos 30 minutos por dia. Atividade física contribui para melhorar os níveis de lipídios e lipoproteínas do plasma, aumento da sensibilidade à insulina e ajuda a reduzir o risco de obesidade e hipertensão. Também ajuda a manter o peso corporal.

Convém evitar o consumo excessivo de álcool. O álcool é uma energia extra e se os requisitos de energia são ultrapassados (não gastar estas calorias extras), pode causar obesidade. Além disso, a ingestão de álcool pode aumentar os triacilgliceróis. O álcool não deve exceder 20-30 g / dia de etanol nos homens, ou seja, dois copos de vinho por dia, e de 10-20 g / dia de etanol nas mulheres, ou seja, um copo de vinho por dia.

 

Fonte: https://terceiraidadeconectada.com/dieta-e-saude-cardiovascular/

Alimentação saudável para melhor qualidade de vida é o que é enfatizado em: cursosvidaesaude.com.br/home/

O que você achou desse artigo?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.